global.stay-tuned

A escola que transforma

No dia da escola, celebramos a existência de uma escola cuja missão é educar para a eternidade

A escola que transforma

A Rede Adventista de Ensino no Brasil é composta hoje de 512 unidades espalhadas em todo o país. Reconhecida pela excelência de seu ensino, que preza pela formação integral do ser humano, as Escolas Adventistas buscam ir além da formação de cidadãos capazes de contribuir com a sociedade por meio de suas habilidades, valores e ética. O grande ideal desta instituição é educar para a eternidade. A educação para a eternidade se faz através de princípios firmes, fundamentados na Bíblia.

Alcançar tal nível de excelência e cumprir um ideal tão elevado é inviável sem o legado de dedicação e amor de homens e mulheres que fizeram parte de nossa história. Você sabia que a primeira escola Adventista do Brasil ficou conhecida como Colégio Internacional e ficava sediada na capital paranaense? A escola foi fundada em julho de 1896 e teve como seu diretor Guilherme Stein Júnior, o primeiro adventista a ser batizado em território brasileiro. O pioneiro mudou-se de Piracicaba, no interior de São Paulo, para Curitiba a fim de dirigir a instituição.

Devido à qualidade e à oferta de ensino bilíngue (em português e alemão), o Colégio Internacional atraiu a população curitibana e cresceu rapidamente, chegando a ter 400 alunos. Em sua maioria, estes eram filhos de famílias não adventistas. Tal circunstância fez com que os líderes da igreja passassem a ver o potencial do trabalho realizado na escola para a expansão do evangelho. Dali em diante, diferente do ocorrido em Curitiba, surgiriam várias escolas anexas aos terrenos das igrejas. Não demoraria muito também para que Guilherme Stein se mudasse para Santa Catarina, com o sonho de fundar por lá uma escola de Missionários. O colégio de Curitiba ficaria sob a direção do professor Paulo Kramer, farmacêutico de formação e recém-chegado da Alemanha à época. Ele foi o responsável por trazer grandes inovações ao colégio, incluindo modernos materiais pedagógicos. (Se quiser saber mais sobre essa história, assista ao documentário 1896: O início de uma história.

Nesses pouco mais de 120 anos de história em território brasileiro, a Rede Adventista de Educação cresceu e prosperou. Hoje, celebramos o trabalho incansável de cerca de 12 mil professores e a confiança das famílias ao matricular os seus filhos, totalizando os 225 mil alunos que fazem parte da nossa instituição! Afinal, o que seria de uma escola com belas dependências, sem alunos, mestres e servidores?

A Educação Adventista só tem essa trajetória de sucesso porque um dia homens e mulheres acreditaram nesse sonho e fizeram dele a missão de sua vida, deixando um legado que é perpetuado por meio de pessoas capacitadas, amorosas e dedicadas que mantêm essa instituição dia após dia.

Por isso, nesse 15 de março, é dia de celebrar a Escola – e é claro, também a Escola Adventista – celebra você! Você, professor que, a despeito das adversidades continua se dedicando para oferecer o melhor aos seus alunos e para mantê-los envolvidos e motivados a continuar correndo atrás de seus sonhos. Celebramos também o seu esforço, pai e mãe, em priorizar uma educação cristã de qualidade para o seu filho. Celebramos o seu trabalho, caro servidor. É por causa do seu carinho e zelo para com as nossas escolas e os nossos alunos que temos tido condições de continuar. Celebramos vocês, nossos alunos e ex-alunos que têm feito desse mundo um lugar melhor compartilhando os valores aprendidos conosco.  Afinal, antes de qualquer outra coisa, a Escola Adventista é feita de gente. Nossa gratidão por você fazer parte dessa história!